terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

6 Mitos Fatais do Marketing na Web

Este Texto é baseado na pesquisa de Dan Zarrella – Cientista de social media da Hubspot e author of Zarrella’s Hierarchy of Contagiousness.

Este texto apresenta o resultado de uma análise científica de Dan Zarrella relacionados a mitos que ouvimos sobre marketing na Web e a verdade, ou fatos, sobre eles.   Para tal foram realizadas métricas empíricas com dados reais de grandes empresas da web, e que não são mostrados aqui.  Aqui focaremos apenas nas conclusões;

Os 6 mitos mais comuns são os seguintes:

1)    A mídia social é para conversas, e não para divulgação em massa
2)    "Por favor, retweet" não funciona.
3)    Não faça marketing nos finais de semana.
4)    Não se chamar um "guru".
5)    Enviar menos e-mail.
6)   Klout é inútil.

Veja abaixo, após cada mito, o que a análise científica e empírica dos especialistas verificou como verdade:

1)      Mito: A mídia social é para conversas, e não para divulgação em massa
Verdade: Quanto mais você publica conteúdo de qualidade, mesmo nas mídias socias, mais visitas você tem.  As visitas não estão relacionadas com bate-papo (conversações).

Primeiro, olhando para os Blogs, descobriu-se que não há correlação significativa entre o número de comentários postados no blog recebidos e da quantidade de tráfego que o blog possui. A conversa não direciona o tráfego. Também não há correlação entre comentários e links para seu blog. Ter um diálogo muito ativo não parece ter muito efeito sobre duas das métricas mais importantes  para o
sucesso do blog: os leitores e links.

Olhando para o facebook, na amostragem a que se teve acesso, notou-se que não há relação útil entre a quantidade de feedback (comentários e curtições) em uma publicação e o número de pessoas que veêm estas publicações.

No Tweetter foi observado que quanto mais links se tweeta e quanto maior a difusão de conteúdo mais interessante mais seguidores encontramos, ou seja, contas que compartilham mais conteúdo são as mais seguidas.

Olhando para frequência de blogs encontra-se um padrão semelhante. Existe uma correlação positiva entre o número de mensagens por dia que um blog publica  e a quantidade de tráfego que recebe.

CONCLUSÂO: O número de oportunidades de negócio que as mídias socias nos trazem, não está relacionada a conversação ou bate-papo através das mesmas, mas sim relacionada a quantidade e qualidade de conteúdo compartilhado.


2)      Mito: No Twitter pedir “Por Favor Retweete” não funciona
Verdade: Funciona, e muito!

Solicitar explicitamente que os seus seguidores propagem o seu Tweet ( a sua mensagem), alcança em média 21% de propagação entre os seus seguidores.

Obs: Re-Tweet may refer to: Tweet, a post on Twitter – Wikpedia


O que é um Retweet? (RT) (http://www.comofazertwitter.com.br/o-que-e-um-retweet-rt/)
Às vezes, ao ler uma mensagem de um amigo, você percebe que ela pode ser adequada para os seus seguidores por vários motivos, como por ser interessante, inteligente ou simplesmente engraçada. O Retweet (RT) é um recurso do Twitter que ajuda as pessoas a compartilharem informações rapidamente.
Para dar um RT, basta passar o mouse sobre um Tweet e clicar no link Retweet. Tendo feito isso, você terá compartilhado com todos os seus seguidores essa mensagem. Caso queira removê-lo, basta passar o mouse sobre o Retweet e clique em “undo“.
Reconhecendo Retweets na Linha do tempo e Perfis
O Retweet não é apenas uma ótima maneira de divulgar informações através do Twitter, mas é também uma ótima maneira para descobrir conteúdos novos e interessantes.
Os Retweets são distinguidos pelo ícone ao lado de retweet autor da imagem.
Quando alguém que você siga dá um Retweet (RT), você vai ver o tweet original e uma foto do autor original do tweet, com o nome do seu amigo que deu RT logo abaixo, ao lado dos créditos do autor da mensagem original.
Onde Encontrar Retweets: O link Retweet na sua barra lateral
Ao clicar em”Retweets” na barra lateral, você verá no que você já deu RT, os Retweets feitos pelas pessoas que você segue e quem deu RT nos seus Tweets.
Desativando Retweets
Se você não quer ver Retweets de uma pessoa em particular, basta acessar o perfil e clicar no ícone de Retweet para desativar.

Veja mais no link: O poder do retweet em redes sociais




3)      Mito: Não faça campanhas no fim de semana
Verdade: O público tem mais tempo e dá mais atenção para você nos fins de semana!


Este mito é um herança do mundo editorial antes da Web.  As notícias de menor importância que tinham que ser desovadas, o eram nos fins de semana, quando acreditava-se que havia um público menor e menos relevante observando as notícias.
Assim, nos dias de hoje, é comum que as campanhas de e-mail sejam disparadas entre terças e quintas e que os Blogeiros e Tweeteiros da mídia evitem publicações nos sábados.

Apesar destas crenças, uma investigação mais minuciosa mostrou que o número de Retweets é muito alta nas sextas, apesar da Tweetagem ( a publicação no Twitter) diminuir.  O que significa que mais gente lê e repassa os Tweets nas sextas, embora menos pessoas publiquem no mesmo período.

De maneira semelhante, analisando-se as notícias postadas nos sites de notícias, observa-se que as notícias postadas nos fins de semana são as mais compartilhadas no Facebook.  O motivo é que as pessoas tem muito mais disponibilidade junto ao Facebbok no fim de semana, junto a família e aos amigos, que durante a semana, quando se está no escritório.

Nas campanhas de mail-marketing é a mesma coisa, obtém-se um maior  click through rate (CTR)” , ou seja, cllica-se mais nos e-mails enviados nos fins de semana.  É a hora que você está no sentindo contrário do tráfego ou fora do horário de pico e a sua voz é a única na Web, o que facilita você ser mais ouvido.


4)      Mito: Não se auto denominar um "guru" ou  “Expert”.
Verdade: Contas no Twitter com a palavra Guru são em média 100 vezes mais acompanhadas que as demais.


Se você conhece, não tenha medo de identificar-se como uma autoridade no assunto.
Diga às pessoas por que eles deveriam segui-lo. Seu perfil do Twitter ou outra Media, é provavelmente o único lugar onde não há problema em falar sobre si mesmo. Imagine-se em uma Feira ou Seminário,  é muito mais provável que você queira ouvir alguém que é conhecido como um perito ou um porta-voz oficial de uma determinada marca.

Procure se identificar como um especialista no que faz, sem no entanto falar tanto sobre você mesmo, mas sobre o assunto no qual você tem informações diferenciadas.


Abaixo um gráfico mostrando o efeito do título sobre os seguidores no Twitter


Fonte: Hubspot - 6 Deadly Marketing Myths BUSTED



5)      Mito: Não envie muitas campanhas de e-mail
Verdade: Enviar mais e-mails aumenta a sua visibilidade junto ao público


Acompanhando as campanhas do gigante Mailchimp com mais de 9.5 bilhões de e-maisl enviados, observou-se o seguinte:

Os destinatários mais recentes dos seus e-mails são mais receptivos as campanhas e proporcionam uma melhor  taxa de retorno, ou cliques nos emails (CRT).    Esta taxa de retorno   vai diminuindo com o tempo, e portanto é importante aproveitar ao máximo o contato com os destinatários mais recentes de sua lista.

Observando-se então este cenário, onde envia-se muitos e-mails, com uma boa frequência com qualidade de conteúdo observa-se que o CRT não cai, o que significa que temos um número maior de cliques.

Finalizando, observou-se também que o número de pedidos para sair da lista de distribuição diminui quando se enviam mais e-mails.


6)      Mito: Ter boa performance nas mídias socias (Klout Score) não reflete em sucesso de marketing na web
Verdade: Boa Performance nas mídias sociais está relacionado com muitos links direcionados para o seu site, assim como altas taxas de tráfego


O gráfico abaixo mostra o resultado de duas fontes distintas.  Em ambos os casos, quanto maior a performance nas mídias socias (klout) maior os links direcionados para o seu site, assim como maior o número de visitantes



Fonte: Hubspot - 6 Deadly Marketing Myths BUSTED

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